quinta-feira, 14 de agosto de 2014

História da Psicologia - A Importância do Estudo Histórico, Forças Contextuais e Concepções



Estudar a historia nos permite conhecer melhor o passado, nos permite comparar diferentes épocas, podemos ver da evolução da psicologia até os dias atuais, ou seja, o estudo histórico nos faz compreender o passado para entender o presente. O estudo histórico é construído através de documentos históricos, relatos, descrições, escritos etc. Esses documentos são organizados de forma cronológica. Dados perdidos, omitidos, informações obtidas mediante relatos tendenciosos são alguns dos fatores que atrapalham o estudo do historiador. 

A história da psicologia se inicia no século V a.c. Alguns filósofos como Platão e Aristóteles já se questionavam a respeito da mente e sobre sua influência sobre o corpo, porém só em 1879 ela se emancipa da filosofia e se torna uma Ciência, com o primeiro laboratório inaugurado em leipzig, Alemanha. Isso graça a Wilhelm Wundt e ao contexto histórico (zeitgeist) favorável. Devido ao seu surgimento recente, e fatores econômicos favoráveis, a Alemanha recebeu a nova ciência de braços abertos, despertando interesse em muitos americanos, a psicologia chega nos Estados Unidos, onde teve sua maior expansão em termos de números de laboratórios e de profissionais graduados. 

 É interessante saber que algumas forças contextuais ajudaram no desenvolvimento da psicologia americana, alguns desses fatores são o econômico, guerras e descriminação. Os profissionais se sentiam pouco valorizados, por ser uma ciência nova, eles recebiam menos que os de outras áreas na academia, então para melhorarem esse quandro resolveram desenvolver uma psicologia não apenas experimental, mas também pratica. Com o aumento de imigrantes, o governo dos EUA resolveu investir em escolas publicas, nesse contexto, a psicologia escolar surge. Ja com o inicio da primeira guerra mundial, a psicologia organizacional, engenharia psicologica (ergometria)  e o uso de testagem de aptdao sao usados para selecionar os recrutas. Com a segunda guerra, grande parte dos pesquisadores alemãs fogem do governo nazista para o novo mundo, com o fim da guerra, a psicologia clinica  é usada para tratar os veteranos traumatizados no pos-guerra. A descriminação fez com que muitas mulheres, negros e judeus tivessem seus trabalhos e carreiras limitadas, porem alguns deles conseguiram a resiliência e mudaram esse quadro. Esses foram alguns fatores que contribuíram para o desenvolvimento da psicologia nos estados unidos no seculo passado. 

Existem dois tipos de concepções históricas, a Naturalista e a Personalista, esta ultima exalta o poder dos grandes nomes, exalta o individuo singular no curso da historia. Conhecemos por exemplo a psicologia antes e depois de Watson, ou a filosofia antes e depois de Sócrates. Diz que eventos particulares não teriam acontecido sem a acao de certos individuos. Ja a Naturalita vai exaltar a forca do zeitgeist, se Einstein nao tivesse nascido, outra pessoa teria criado a teoria da relatividade. Essas duas concepções podem complementar-se uma com a outra.   



   

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário